Home
Notícias
Curso de formação discute as possibilidade de ensino no regime remoto

Curso de formação discute as possibilidade de ensino no regime remoto

Professores e equipe pedagógica passam por formação sobre aulas remotas

Professores e equipe pedagógica do Centro de Educação Profissional Irmã Dulce (Cepidu) participaram nos dias 18 e 20 de agosto do curso de formação pedagógica Promoção de aulas Engajadoras no Ensino Remoto. O objetivo foi discutir os recursos disponíveis para tornar o regime de aulas não presenciais mais dinâmico e atraente aos estudantes. A atividade foi ministrada pela professora Iolene Lobato, professora Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes, Basileu França.

“Nós fomos pegos de surpresa durante o primeiro semestre e mal tivemos tempo de pensar sobre essa nova realidade. Foram muitos os desafios, principalmente, em relação a motivação dos estudantes nesse novo sistema”, observa a professora. De fato, a brusca mudança de rotina que ocorreu em março deste ano pegou a todos desprevenidos e obrigou as atividades educacionais presenciais a serem suspensas, como medida de contenção da proliferação do coronavírus.

Essa transformação repentina trouxe consigo muitos desafios e questionamentos quanto ao campo educacional, principalmente, quanto ao modelo de aula mais eficaz nessa situação. Segundo a professora, o grande desafio é se repensar e compreender que os modelos possuem suas particularidades. “Não é simplesmente transpor o presencial para o online. Há questões como distância, recursos tecnológicos, acesso e intimidade com as tecnologias, que não estão presentes no presencial. E eles precisam ser considerados”, avalia.

Segundo avaliação da diretora do Cepidu, professora Enilsa Vicente, mesmo após a superação dessa crise, o uso das tecnologias na educação será mantido. “Não há como retroceder. Acredito que essa inserção se tornará ainda mais ampla. E nós devemos nos preparar para isso”, afirma.