Home
Notícias
12 de maio: Dia Internacional do Enfermeiro (a)

12 de maio: Dia Internacional do Enfermeiro (a)

Parabéns a vocês que dedicam suas vidas ao cuidado com a vida da população

Cuidar nem sempre é fácil. Imagine então dedicar toda a vida e a carreira profissional ao cuidado de pessoas que apresentam algum tipo de enfermidade? Pois é exatamente essa a escolha de homens e mulheres que optam a Enfermagem como profissão. Responsáveis pelo atendimento mais direto aos pacientes de média e alta complexidade, os profissionais de enfermagem também atuam na administração e gestão hospitalar.

O dia 12 de maio é também o início da Semana Nacional da Enfermagem, cujo tema deste ano é O trabalho da Enfermagem em contexto de crise, que irá discutir a atuação dos profissionais da área no contexto da pandemia de Covid-19. A Semana acontece até o dia 20 de maio, data de falecimento de Ana Néri, considerada a pioneira da Enfermagem no país.

Existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado - Florence Nigthingale

A data

Oficializada em 1974, a data coincide com o nascimento de Florence Nigthingale, considerada a precursora da enfermagem moderna - um título alcançado graças a sua atuação durante a Guerra da Criméia, entre 1853 e 1856.

Considerada a primeira pesquisadora em enfermagem do mundo, Florence defendia a educação como ideal para a formação de profissionais qualificados para trabalharem nos cuidados com os pacientes. São dela as noções de limpeza, organização e precauções no ambiente hospitalar. Seus estudos baseados em evidencias causaram verdadeira revolução na área da saúde.

Nós aqui do Centro de Educação Profissional Irmã Dulce queremos dizer a vocês: Muito Obrigado!