Home
Notícias
Dia mundial da (o) Enfermeira (o)

Dia mundial da (o) Enfermeira (o)

Parabéns a esses profissionais que dedicam suas vidas a cuidarem da vida do próximo

12 de maio é um data muito importante para nós aqui no Centro de Educação Profissional Irmã Dulce (CEPIDU), pois comemoramos o dia mundial da enfermagem. Responsáveis pelo atendimento mais direto aos pacientes de média e alta complexidade, os profissionais de enfermagem também atuam na administração e gestão hospital sistematizadas e inter-relacionadas, proporcionando assistência ao ser humano de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

O dia 12 de maio é também o início da Semana Nacional da Enfermagem, cujo tema deste ano é: Uma voz para liderar - Investimento na Enfermagem em respeito aos seus direitos para garantir a saúde global, que incorpora a luta dos mais de 2,5 milhões da área por melhorias no piso salarial, causa ganha com a aprovação do PL 2564/2020, no último dia 04 de maio.

A Semana acontece até o dia 20 de maio, data de falecimento de Ana Néri, considerada a pioneira da Enfermagem no país.

Existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado - Florence Nigthingale

A data

É um homenagem a Florence Nigthingale, nascida nesta data e  considerada a precursora da enfermagem moderna - um título alcançado graças a sua atuação durante a Guerra da Criméia, entre 1853 e 1856 -, e foi oficializada em 1974.

Considerada a primeira pesquisadora em enfermagem do mundo, Florence defendia a educação como ideal para a formação de profissionais qualificados para trabalharem nos cuidados com os pacientes. São dela as noções de limpeza, organização e precauções no ambiente hospitalar. Seus estudos baseados em evidencias causaram verdadeira revolução na área da saúde.

Nós aqui do Centro de Educação Profissional Irmã Dulce queremos dizer a vocês: Muito Obrigado!