Home
Notícias
Outubro Rosa

Outubro Rosa

Doença continua a figurar como o mais mortal entre mulheres no país

Outubro chega e com ele o câncer de mama entra em pauta, ainda que este seja um assunto que deva ser permanente na agenda das mulheres no país. O  tipo mais comum desta doença entre mulheres, representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nesse grupo. No Brasil, a estimativa é de 73.610 casos novos este ano, ou seja, 66,54 casos a cada 100 mil mulheres - números maiores que os do ano passado - o que faz ocupar a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres no país.

Por isso a prevenção e o autoexame são fundamentais para reverter esse quadro. Tocar e conhecer o seu corpo é necessário para observar mudanças que suspeitas que podem indicar a doença.

Fique atenta a: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Sobre o Outubro Rosa

O Movimento internacional de conscientização Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil a ação é coordenada pelo Instituto Nacional do Câncer desde 2010.