O dia 10 de setembro é considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio. E para marcar a data, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, desde 2014 realiza o Setembro Amarelo, campanha mundial com o objetivo de prevenção à prática e também de valorização à vida. Com o tema Se precisar peça ajuda, o objetivo é reduzir a média de casos, que no país corresponde a 38/dia - número que pode ser maior devido a subnotificação.
As pesquisas apontam que os casos acontecem principalmente em países com populações de baixa e média rendas. Populações vulneráveis e ou em situações de conflito apresentam elevados números de suicídio. Outra preocupação é a faixa etária entre os 15 e 29 anos, na qual essa já é a segunda principal causa de morte.
Saúde Pública
O Setembro Amarelo também tem como objetivo trazer à tona o assunto e superar os tabus que o cercam, muitos dos quais com origens em preconceitos e senso comum, e colocá-lo na esfera a qual pertence: a da saúde mental. A ABP aponta que 90% dos casos podem ser evitados com prevenção, por isso é importante estar atento aos sinais e buscar ajuda profissional adequada.
Frases como: “Preferia estar morto”, “Não sirvo para nada”, “Não aguento mais” e outras de sentido aproximado são indícios de que algo não está bem. Escuta e acolha são importe, bem como deixar de lado o senso comum. Suicídio não é: drama; falta de Deus; algo que se faça para chamar atenção; ou frescura. É um problema de saúde pública para o qual há solução. E você pode fazer a sua parte.
Serviços de Apoio
É sempre bom lembrar que os números apresentados são referentes aos casos oficiais. A realidade é que a extensão pode ser ainda maior. Por vergonha muitas famílias preferem manter a questão em segredo. Um misto de impotência e vergonha por ter “cometido erros”. É importante que essa perspectiva também seja superada.
No Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço de apoio emocional e prevenção. O atendimento é feito sob total sigilo pelo telefone 188, por email ou chat 24h por dia.
Suicídio tem prevenção. Procure ajuda. Aqui no Cepidu estamos de mãos dadas com você.