O Curso Técnico em Saúde Bucal tem como objetivo primeiro atender às necessidades do mercado de trabalho, tendo em vista a crescente demanda nesta área, pois a Odontologia, além de sofrer constantes avanços científicos e tecnológicos, sofreu uma acelerada expansão em número de Cirurgiões Dentistas e o de profissionais de áreas auxiliares, como Técnicos em Higiene Bucal, tem se mantido praticamente estável, ou quando muito, o crescimento foi inexpressivo, o que requer a preparação de profissionais qualificados para intervenção imediata para atuar nos Consultórios Odontológicos.
Matricule-se hoje e participe da semana de descontos!
EMENTA DAS DISCIPLINAS DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
PRIMEIRO MÓDULO: COMPONENTES CURRICULARES
BÁSICO NA ÁREA DE SAÚDE
HIGIENE E PROFILAXIA- SEMINÁRIOS: 50 HORAS
OS seminários e palestras para a comunidade serão organizados pelos alunos sob a orientação dosprofessores com o objetivo de orientar sobre a importância e o cuidado com a água , meio ambiente,destino adequado para o lixo entre outros temas de grande relevância para melhorar a qualidade devida da população.
PRESTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS: 40 HORAS
Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente e mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento médico.
BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE: 60 HORAS
Prevenir controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização das técnicas adequadas detransporte, armazenamento, descarte de fluídos e resíduos, assim como limpeza e/ou desinfecção deambientes e equipamentos, no intuito de proteger o paciente /cliente contra os riscos biológicos.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: 60 HORAS
Identificar e relacionar as características constitucionais, forma, cor, localização, situação exposição comenfoque anátomo funcional. Os sistemas selecionados serão enfatizados de acordo com os objetivos daEnfermagem, oferecendo meios para desenvolver o raciocínio sobre constituição e função do corpohumano relacionado com as disciplinas afins. A Fisiologia Humana para o curso de Enfermagem tem comoobjetivo o estudo das características e mecanismos de funcionamento do corpo humano que o torna umser vivo. Através do conhecimento básico de: Neurofisiologia Sistemas Sensoriais. Sistemas Motores.Sistemas Neurovegetativos. Sistema Circulatório. Fisiologia Cardíaca. Fisiologia da Circulação Periférica.Fisiologia Respiratória. Fisiologia Renal. Fisiologia do Sistema Digestivo. Fisiologia Endócrina. Fisiologia daReprodução Feminina e Masculina.
PSICOLOGIA E ÉTICA APLICADA A ODONTOLOGIA: 40 HORAS
Conceito, objeto e método da psicologia da educação.
As áreas de interesse da psicologia da educação, o aluno e o professor. Teorias da
Módulos |
Componente Curricular |
CH/Teórico Prático |
CH. Estágio |
|
MÓDULO I
|
Anatomia e Fisiologia Humana |
60 |
|
|
Biossegurança nas Ações de Saúde |
60 |
|
||
Psicologia, Ética e Legislação do Exercício Profissional. |
40 |
|
||
Saúde e Meio Ambiente |
30 |
|
||
Prestação de Primeiros Socorros |
40 |
|
||
Farmacologia |
40 |
|
||
Esterilização Odontológica |
80 |
20 |
||
Total |
350 |
|
||
Total do Estagio Supervisionado |
20 horas 100% presencial |
|||
MÓDULO II |
Anatomia Bucal |
90 |
20 |
|
Administração e Organização dos Serviços Odontológicos e Recursos Humanos |
80 |
40 |
||
Materiais Odontológicos e Confecções de modelos |
80 |
50 |
||
Patologia Bucal |
100 |
40 |
||
Prevenção das Doenças Bucais |
100 |
30 |
||
Total |
450 |
180 |
||
Total do Estágio Supervisionado |
180 horas 100% presencial |
|||
MÓDULO III |
Educação em Saúde Bucal |
100 |
30 |
|
Epidemiologia em Saúde Bucal |
100 |
60 |
||
Reabilitação da Saúde Bucal |
100 |
60 |
||
Realização de Exames Radiológicos Intra-Bucais |
100 |
50 |
||
Total |
400 |
|
||
Total do Estágio Supervisionado |
200 horas 100% presencial |
|||
Total Geral da Carga Horária do Curso 1600 horas de Curso |