Home
Cursos
ENFERMAGEM DO TRABALHO

ENFERMAGEM DO TRABALHO

A Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho compõe o itinerário formativo da Habilitação e da Qualificação Técnicas de Nível Médio de Enfermagem, Eixo Tecnológico – Ambiente, Saúde e Segurança, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, instituído pela Resolução CNE/CEB nº 03/08 fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 11/08 e atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei Federal nº 9.394/96, no Decreto Federal nº 5.154/04, na Resolução CNE/CEB nº 04/99 e no Parecer CNE/CEB nº 16/99, na Indicação CEE nº 08/2000, complementada pela Indicação CEE nº 64/07, na Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 3.214/78.

 

 

Habilitar Técnico em Enfermagem do Trabalho para o efetivo desempenho de suas funções pertinente ao seu perfil profissional com competência técnica e capacidade de transformar a realidade incluindo uma nova visão de qualidade em saúde com a humanização do cuidado na perspectiva do cliente/paciente. Diante do princípio da autonomia do cliente/paciente para assumir sua própria saúde.

Módulo I – Atenção à saúde do trabalhador:

Este módulo prevê o desenvolvimento de competências que possibilitem o reconhecimento da área da saúde do trabalhador, a atuação e as responsabilidades do Técnico de Enfermagem do Trabalho como integrantes da equipe dos serviços de saúde do trabalhador. Deve ser desenvolvido isoladamente e no início do curso.

 

Módulo II – Saúde e segurança do trabalhador:

 Este módulo possibilita o desenvolvimento de competências que permitam identificar e relacionar os riscos presentes no ambiente e no processo de trabalho com as alterações fisiológicas do trabalhador e possíveis impactos ao meio ambiente, colaborando no desenvolvimento de propostas com o intuito de minimizá-los ou até eliminá-los. Deve ser desenvolvido isoladamente.

 

 Módulo III – Prevenção de doenças e acidentes do trabalho

 Este módulo possibilita o reconhecimento das doenças profissionais e das relacionadas ao trabalho, através do atendimento ao trabalhador, investigação das causas possíveis de acidentes e doenças, e desenvolvimento das ações de vigilância epidemiológica. Pode ser desenvolvido isoladamente ou em concomitância com o módulo IV.

 

Módulo IV – Organização dos serviços de saúde do trabalhador – Este módulo prevê o desenvolvimento de competências voltadas à organização dos serviços de saúde, do Trabalho execução do programa de controle médico de saúde ocupacional e atendimentos de urgência e emergência. Pode ser desenvolvido isoladamente ou em concomitância com o módulo III.

 

Módulo V – Programas em saúde do trabalhador – Este módulo prevê o desenvolvimento de competências para implantação de ações educativas e de programas em saúde, possibilitando melhorar a qualidade de vida do trabalhador e família. Este módulo deve ser desenvolvido isoladamente.

O perfil de conclusão do Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, egresso desta Especialização Técnica de Nível Médio prevê o desenvolvimento das seguintes competências:

  •  Assistir ao trabalhador executando as atividades de enfermagem de sua competência, registrando em documentos específicos, de acordo com as exigências legais, mapeando e relacionando os agravos à saúde do trabalhador considerando os níveis de prevenção primária, secundária e terciária, para a preservação da integridade física e psicossocial.
  • Participar da elaboração e execução de projetos e/ou programas, mobilizando conhecimentos sobre riscos ambientais, ergonômicos e de acidentes, doenças profissionais e do trabalho, utilizando estratégias de controle a fim de contribuir com as mudanças necessárias ao processo de trabalho para a promoção da saúde dos trabalhadores.
  •  Participar dos projetos de educação em saúde do trabalhador, propondo e realizando treinamentos relacionados à prevenção, controle e possível erradicação dos riscos de acidentes do trabalho, das doenças profissionais e das doenças relacionadas com o trabalho, com a finalidade de conscientizar os trabalhadores.
  •  Colaborar na organização e gestão do ambulatório de saúde do trabalhador, considerando o contexto organizacional, apoiado na legislação específica e normatizações próprias, efetuando registros e controles necessários, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados.
  •  Implementar ações de vigilância em saúde com base nos dados epidemiológicos do ambiente de trabalho e/ou comunidade, a fim de identificar, minimizar e evitar agravos à saúde do trabalhador.

Informações

Carga Horária

360 HORAS

Tipo do Curso

Especialização de Nível Médio

Faça sua Pré-Matrícula