Nesse domingo, 1º de outubro se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Nacional do Idoso, que em 2023 marca o aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa, um importante marco para a garantia dos direitos dessa população em nosso país. Fato interessante: até 2006 a data nacional era comemorada no dia 27 de setembro.
Mas independente do dia, o que se busca é refletir sobre a qualidade de vida da pessoa idosa, o que incluí sua inclusão social, saúde, convívio ou exclusão familiar, direito à sexualidade e a aposentadoria, por exemplo. Considera-se idosa aquela pessoa a partir dos 60 anos, mas, apesar do marco, a velhice não se manifesta da mesma maneira para todas as pessoas.
A forma como cada pessoa irá experimentar essa fase da vida depende das relações que ela estabelece ao longo do tempo, seus hábitos, sua condição financeira, racial, espacial, entre outras – o que torna muito comum percebermos pessoas na mesma faixa etária com perfis diferentes.
Para entender um pouco mais da questão ouça o quarto episódio do Podcast Bate Papo Cepidu, no qual a professora Irenilda Vicente fala um pouco mais sobre o assunto