Home
Notícias
1º de maio: ainda temos muito pelo que lutar

1º de maio: ainda temos muito pelo que lutar

A data serve para lembrar a importância histórica da organização de trabalhadoras e trabalhadores em todo mundo

O 1º de maio é dia de celebrar os trabalhadores de todo mundo, mas também de mantermos vivas as lutas históricas por direitos e garantias que, inclusive, foram a força motriz para a criação da data - em uma grande mobilização pela redução da jornada de trabalho para as atuais 8 horas. O fortalecimento das categorias foram importantes para os ganhos aos longos dos anos.

No campo da Enfermagem, em especial, as mobilizações pelo fortalecimento dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores foram essenciais para a aprovação do piso nacional da categoria, em 2022, e que teve orçamento liberado no último dia 18 de abril para que possa ser efetivado.

Contudo, a luta para que o piso se torne realidade ainda depende da união dos trabalhadores de enfermagem, que representam a principal categoria trabalhadora da área de saúde no país, com predominância no setor público, o mais acessado no país. Além disso, a área também é composta majoritariamente por mulheres – ainda que elas sejam as que menos ocupem cargos de gestão. Além disso, os técnicos e técnicas em enfermagem são a principal mão de obra em saúde no país.

Neste 1º de maio, portanto, se torna urgente que trabalhadoras e trabalhadores de Enfermagem de todo país reflitam sobre o fortalecimento da classe em prol de melhores condições de trabalho para os profissionais da área, inclusive, quanto a efetivação do piso salarial, que ainda encontra resistência em diversas esferas.

Desejemos a todas e todos um ótimo dia do trabalhador!