Home
Notícias
Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde casos passam de 1 milhão por ano em todo mundo

Setembro chegou e com ele começa mais uma campanha de prevenção ao suicídio, que anualmente vitima mais de 12 mil pessoas em todo o Brasil e mais de 1 milhão pelo mundo, segundo os dados oficiais da Organização Mundial de Saúde. As projeções apontam que cerca de 90% podem ser evitados com prevenção e tratamento adequado.

Entretanto, devido a vergonha e os tabus que envolvem a questão, muitas pessoas deixam de buscar a ajuda profissional adequada para tratarem dessa questão, o que leva à estimativas que apontam que a extensão dessa realidade pode ser ainda maior, considerando que muitos casos não são notificados. E com quase dois anos de pandemia a situação tende a crescer ainda mais em 2021.

Se durante muito tempo falar sobre suicídio era algo envolvido em polêmicas nos meios de comunicação, a campanha Setembro Amarelo, uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, desde 2014 busca levar informação de qualidade como estratégia para reverter essa triste cifra.  Informação e atenção aos sinais são fundamentais para superação desse cenário. Nesse link você terá acesso ao material disponível pela campanha. Faça o download e informe-se!

Serviços de Apoio

No Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço de apoio emocional e prevenção. O atendimento é feito sob total sigilo pelo telefone 188, por email ou chat 24h por dia.

Acesse a carttilha Suicídio: informando para previnir e saiba como identificar situações em que pessoas precisamd e ajuda.

Suicídio tem prevenção. Procure ajuda. Aqui no Cepidu estamos com você.