Home
Notícias
Dia mundial de prevenção ao suicídio

Dia mundial de prevenção ao suicídio

Informe-se e se atenha aos sinais

A cada 40 segundos alguém tenta suicídio, e para cada adulto que consegue concretizar a prática outras 20 pessoas tentaram sem êxito. Esses números são da Organização Mundial de Saúde (OMC), e revelam que está ainda é uma das maiores causas de morte em todo mundo. Só o Brasil registra anualmente, em média, 13 mil mortes, que somadas com as outras ao redor do globo somam mais de 1 milhão.

As pesquisas apontam que os casos acontecem principalmente em países com populações de baixa e média rendas. Populações vulneráveis e ou em situações de conflito apresentam elevados números de suicídio. Outra preocupação é a faixa etária entre os 15 e 29 anos, na qual essa já é a segunda principal causa de morte. Esses números, segundo organizações de saúde em todo o mundo, podem ser evitados com políticas de prevenção à saúde mental.

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio. E para marcar a data, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, desde 2014 realiza o Setembro Amarelo, campanha mundial com o objetivo de prevenção à prática e também de valorização à vida.

Com o tema Agir Salva Vidas! a campanha chega ao seu sétimo ano com preocupação redobra devido aos impactos de um ano e meio de pandemia de Covid-10 sobre a saúde mental das pessoas ao redor do mundo. Por isso a campanha foca em informação como forma de prevenção, com o entendimento de que o conhecimento pode levar à identificação dos sinais e rapidez no encaminhamento aos serviços profissionais espacializados.

Setembro Amarelo também tem como objetivo superar os tabus que cercam o tema. Frases como: “Preferia estar morto”“Não sirvo para nada”“Não aguento mais” e outras de sentido aproximado são indícios de que algo não está bem, e não rescura” ou “falta de Deus” como prega o senso comum.

Escuta e acolha são importe, bem como deixar de lado o senso comum. Suicídio não é: drama; falta de Deus; algo que se faça para chamar atenção; ou frescura. É um problema de saúde pública para o qual há solução. E você pode fazer a sua parte.

Serviços de Apoio

Por vergonha muitas famílias preferem manter a questão em segredo. Um misto de impotência e vergonha por ter “cometido erros”. É importante que essa perspectiva também seja superada.

No Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço de apoio emocional e prevenção. O atendimento é feito sob total sigilo pelo telefone 188, por email ou chat 24h por dia.

Suicídio tem prevenção. Procure ajuda. Aqui no Cepidu estamos de mãos dadas com você.

Para mais informações acesse:  SETEMBRO AMARELO