Home
Notícias
Outubro Rosa: se toque e conheça seu corpo

Outubro Rosa: se toque e conheça seu corpo

Dados oficiais apontam quase 67 mil novos casos da doença em 2021

As projeções apontam cerca de 2,3 milhões novos diagnósticos de câncer de mama em 2020, o que o torna o mais comum entre mulheres e representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nesse grupo. No Brasil, a estimativa é de 66.280 casos novos este ano, ou seja, 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

Por isso a prevenção e o autoexame são fundamentais para reverter esse quadro. Tocar-se e conhecer o seu corpo é necessário para observar mudanças que suspeitas que podem indicar à doenças.

Fique atento a: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Sobre o Outubro Rosa

O Movimento internacional de conscientização Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil a ação é coordenada pelo Instituto Nacional do Câncer desde 2010.