Home
Notícias
Dia Internacional das mulheres

Dia Internacional das mulheres

Nesse 8 de Março queremos homenagear mulheres que foram pioneiras nas áreas de Enfermagem, Odontologia e Radiologia

Mais do que uma data na qual se prestam homenagens, o dia de hoje serve como reflexão sobre a luta feminina em busca de autonomia e equidade de direitos, inclusive no campo profissional. Desejamos que vocês mulheres alcancem seus objetivos e sejam respeitadas em suas escolhas, sem pressão e sem constrangimentos. Hoje apresentamos a  vocês a biografia de três figuras que contribuiram sobremaneira para o avanço da saúde: Irmã Dulce, Marie Curie e Lucy Hobbs Taylor. Esperamos que as suas histórias inspirem vocês a acançarem seus objetivos sonhos. lembrem-se: quando uma mulher se move, toda a sociedade se move junto. Feliz 8 de Março. 

Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska (Varsóvia, 7 de novembro de 1867 — Passy, 4 de julho de 1934), foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, além de ser a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes. Ela teve papel fundamental no legado da família Curie, de cinco prêmios Nobel. Ela também foi a primeira mulher a se tornar professora na Universidade de Paris e, em 1995, se tornou a primeira mulher a ser sepultada por seus próprios méritos no Panteão de Paris.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), conhecida como Irmã Dulce, canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres, foi uma religiosa católica brasileira. Por suas ações humanitárias de caridade e assistência aos desfavorecidos, ficou também conhecida como o anjo bom da Bahia. Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo. Na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Foi beatificada em 2011, pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador. Em 13 de outubro de 2019, foi canonizada pelo papa Francisco, tornando-se a primeira mulher comprovadamente nascida no Brasil a ser canonizada, e a 37ª santa brasileira.

Lucy Hobbs Taylor (Nova Iorque, 14 de março de 1833 - Kansas 3 de outubro de 1910) começou a estudar em particular com a supervisão de um cirurgião-dentista, que concordou em ensiná-la. Posteriormente, com seu conhecimento bem avançado na área, abriu seu primeiro Consultório Odontológico, uma prática comum na época, pois haviam poucos cirurgiões-dentistas formados. Em 1865 Hobbs finalmente ganhou o seu reconhecimento profissional, sendo admitida na faculdade de odontologia, sob a influência da Sociedade Dental do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, na Ohio College Of Dental Surgery. Devido aos seus anos de prática e seu grande conhecimento, ingressou como veterana, e em 1866 se tornou a primeira mulher no mundo com graduação e doutorado em odontologia.